Sucos em polpa: perdem nutrientes? São saudáveis?

Elas são muito práticas e você pode comprar várias e ter muito mais tempo para consumi-las, pois ao contrario das frutas elas não estragam tão rápido


As polpas de frutas são obtidas através de processos que retiram as partes comestíveis de frutas carnosas, as esmagam e, posteriormente, são comercializadas congeladas ou na forma líquida para fins de produção de sucos. Ela é vendida em saquinhos, como uma espécie de “porção individual” e é popularmente utilizada para fazer sucos, bastando apenas acrescentar água e bater no liquidificador. Apesar disso, ela pode ser utilizada para vários fins os quais as frutas também seriam destinadas, a exemplo da fabricação de determinados doces.

Mas afinal de contas, os sucos em polpa são saudáveis?

A resposta é sim. Pesquisas feitas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) comprovam que a polpa congelada de frutas mantém os benefícios da fruta natural. No congelamento da polpa, há uma perda de nutrientes, porém, é insignificante e não prejudica na ação antioxidante que os sucos naturais causam ao organismo. Os agentes antioxidantes que estão nas frutas (e também nas polpas) ajudam a prevenir várias doenças, entre elas as cardiovasculares, males degenerativos e até câncer.

Vantagens de utilizar a polpa

As polpas são muito práticas e você pode comprar várias e ter muito mais tempo para consumi-las, pois ao contrario das frutas elas não estragam tão rápido. Outra vantagem é poder tomar aquele suco cuja fruta é de outra região ou não está na época da safra.

Ela também possibilita diversificar sucos, visto que, facilita na hora de querer fazer suco com mais de um sabor. Além de tudo isso, a polpa pode ser utilizada, assim como a fruta, não só para fazer sulcos, mas também para fazer sobremesas como sorvete e mousses.

Confira abaixo uma deliciosa receita de um saboroso e saudável mousse de manga feito com polpa e sem leite condensado.


28 visualizações